quinta-feira, 23 de julho de 2009

Comidas de inverno

Para comer, temos fondues, sopas, chocolates, massas e a tradicional feijoada. Para beber,vinhos, conhaques e coquetéis especiais. Esta é a receita de um inverno saboroso. Não adianta negar:todo mundo adora os pratos de inverno. Mas comer estes alimentos em excesso leva os ponteiros da balança lá pra cima. Esta relação entre inverno e ganho de peso é muito conhecida pelos nutricionistas. Segundo os especialistas, junto com a entrada da estação, é comum que as pessoas sintam mais fome e que percam a motivação para se exercitar. O fato de o corpo estar menos exposto durante esta época do ano, coberto por roupas, também faz com que muitos abandonem o exrecício físico. O resultado, além dos danos estéticos, é negativo para a saúde.Estudos científicos analisando as mudanças no hábito alimentar durante os períodos mais frios do ano provaram que há uma tendência de terminar o inverno com até cinco quilos a mais do que no início.
Os excessos que cometemos muitas vezes são justificados com o argumento de que a fome aumenta no inverno porque o organismo precisa de mais nutrientes. De acordo com os especialistas isso seria puro mito. E, portanto, não é necessário comer mais nesta estação. Então como se explica esta fome descontrolada? Muito simples: a fome que sentimos está relacionada com a necessidade do organismo se adaptar à temperatura ambiente. No inverno, a necessidade de repor água é menor que no verão, por isso muitas pessoas reduzem o consumo de frutas e saladas, que não aquecem o organismo conforme a necessidade, e passam a dar preferência a alimentos mais quentes, calóricos e com digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo.
Na verdade, essa elevação do gasto energético é suave, não sendo grande o suficiente para justificar o aumento da ingestão de calorias. No Brasil, onde o inverno é mais ameno, esse aumento não chega a 10% do gasto diário calórico para manter o organismo funcionando. Isso, portanto, não serve de desculpa para aqueles que acabam exagerando e se entupindo de alimentos altamente calóricos. Os dados mostram que quase metade das pessoas que começam a praticar atividades físicas abandonam o hábito após um período de seis meses e isso ocorre, na maior parte das vezes, durante as estações mais frias. O que temos que ter consciência é que corpo saudável é para o ano inteiro, não só para o verão. Para tanto, não podemos deixar de ter um dieta balanceada e praticar regularmente exercícios. Mas podemos cair na tentação de vez em quando! O que não pode é abusar.
Um beijão à todas e até mais!!!!!!!

8 comentários:

  1. In winter the body needs more nutrients and more heat. And we spend more time being in home.
    You are right.
    Doing exercises everyday is the best medicine.
    I do it.

    Love & hugss

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão querida, o duro é resistir né!!!!!!! Eu bem que tento!!!!! DEUS é testemunha que bem que tento!!!!!! ÓÓÓHHH Céus!!!
    Bjks e lindo final de semana magro para você!!!!!!!
    Mesmo com este tempinho vou à praia e vou tentar ficar com receitinhas magras, é sempre bom ser lembrada disso, obrigada .
    Bjks,
    Fer

    ResponderExcluir
  3. Ai Jo, esse inverno é um perigo!! Acabei de tomar duas canecas de chocolate quente, é irresistível. Beijão

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Esta genial. Aqui, graças a Deus é VERÃO, mas dura pouco tempo.

    Porem dou-te toda razão, na verdade desde que estou cá mudei drasticamente muitos hábitos, 90% por estar cheia de roupa.

    Criei a pouquíssimo tempo a Commedida, Jô passa lá e de a sua opinião, é por causa dela que ando tão ausente.
    bjs

    Márcia
    http://www.commedida.blogspot.com/
    www.commedida.pt

    ResponderExcluir
  5. oi amiga passando para agradecer sua visitinha e desejar uma semana abençoada pra vc.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Jo, pura verdade! E as vezes eh tao dificil resistir as chamadas confort food. A palvra chave eh moderacao, ai sim podemos comer de tudo um pouco, nao eh!

    Beijinhos e uma linda semana p/ ti

    ResponderExcluir
  7. Meninas,
    Esse site é mesmo muito útil e com dicas bem interessantes,vale à pena conferir, principalmetne pra mim que ADORO as comidas de inverno em geral; desde uma feijoada até o mais leve mas não menos calórico fondue, o que vale ressaltar é que eu particularmente não sigo nenhuma dieta à risca, simplesmente dou uma controlada quando vejo que saio dos limites!!!!!Beijos à todas!!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/8/09 23:18

    Good evening Jo, I think it is true we eat more in the winter months. It seems we have more comfort type food during those times. This certainly looks delicous and it would be very hard for me to pass up ♥

    ResponderExcluir

Adoro ler seu comentário!!!